O condicionador de ar split leva este nome por te sido originado do sistema do ar condicionado de janela e divido em dois equipamentos. Sendo assim, o split é composto por duas unidades: a que fica no ambiente interno (evaporadora) e a outra que fica no ambiente externo (condensadora).
Estas duas partes então unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante e do dreno. O dreno é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido a condensação da umidade do ambiente interno.
Tipos de splits
Existem vários tipos de split, o mais comum é o Hi-Wall. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quad).
Os serviços de instalação incluem
Até 3 metros lineares de toda tubulação e cabos necessários.
Carga de gás adequada ao modelo do ar-condicionado split.
Suporte metálico da condensadora (unidade externa).
Cobertura de um furo reto que atravesse a parede e permita que a tubulação chegue à parte externa.
Visita técnica para orientação, quando isso for considerado necessário pela Thermovixar. Exemplo: orientar pedreiros sobre como embutir a tubulação na parede; marcar na parede os pontos de energia elétrica para orientação do eletricista; orientar encanadores sobre a instalação de drenos.
Realização de testes para demonstração do funcionamento do aparelho, na presença de um responsável.
Não estão inclusos, sendo portanto de responsabilidade do cliente, os seguintes itens:
– Autorizações de qualquer tipo para instalação de ar-condicionado split.
Exemplo: condomínios, órgãos oficiais, prefeituras, vizinhos etc.
– Serviços elétricos
Exemplo: puxar um ponto de energia 220 volts; transformar um ponto de 110 volts em 220 volts; fornecer transformadores; instalar disjuntores e tomadas.
– Serviços complementares à instalação do ar condicionado
Exemplo: serviços hidráulicos; instalação de drenos; adaptações na alvenaria para passagem do compressor, aplicação de gesso ou massa corrida; serviços de pintura, serralheria ou marcenaria; recomposição de parede, teto, forro, gessos e lajes.
Uso de andaimes, cordas e alpinistas industriais para acesso a locais altos ou de difícil alcance.