O condicionador de ar split leva este nome por te sido originado do sistema do ar condicionado de janela e divido em dois equipamentos. Sendo assim, o split é composto por duas unidades: a que fica no ambiente interno (evaporadora) e a outra que fica no ambiente externo (condensadora).
Estas duas partes então unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante e do dreno. O dreno é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido a condensação da umidade do ambiente interno.
Tipos de splits
Existem vários tipos de split, o mais comum é o Hi-Wall. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quad).
Água gelada com fan-coil: A água gelada que sai do sistema é distribuída pelo edifício dentro de tubulações. Em cada andar existe uma ou mais máquinas, chamadas de fan-coil. Por dentro do fan-coil, além de tubos em forma de serpentina, há um ventilador que joga o ar por entre essas tubulações. Este ar perde calor, fica frio e é conduzido à rede de dutos espalhada pelo escritório. Entre as vantagens do sistema central está a concentração da grande carga elétrica junto ao chiller, o que dispensa tomadas especiais em outros pontos da edificação. Ele é o mais adequado para projetos que preveem o insuflamento de ar pelo piso ou o chamado “teto frio”, geralmente é utilizado em Shoppings Centers.
Termoacumulação: Esta tecnologia utiliza de uma forma de “acumular frio” em horários estratégicos o qual o consumo de eletricidade fica mais barato (geralmente a noite). Isso possibilita que o uso de compressores durante o dia seja reduzido. Este sistema necessita ser projetado através de softwares para acumular água gelada além de seus equipamentos terem que trabalhar com duas temperaturas. Uma para fazer gelo e outra para refrigeração normal. Para que a água não congele, usa-se um aditivo especial. A eficiência dependerá da quantidade de gelo utilizada no processo.
VAV: A sigla significa Volume de Ar Variável. O uso ideal para este sistema é quando o projeto em questão abriga salas fechadas. O VAV é um mecanismo composto por válvulas de vazão que possuem um termostato individual. Quando ligadas eletronicamente a um computador central para controle do fluxo de ar, as válvulas conseguem dirigir a temperatura de cada ambiente. O sistema VAV é usado em uma variedade de locais, incluindo lojas de varejo, auditórios, espaços de escritórios e algumas casas maiores.
Pressurização de Escadas de Incêndio
O sistema de pressurização da escada de emergência tem como objetivo principal evitar a entrada de fumaça na escada, visando facilitar a fuga das pessoas e o trabalho dos bombeiros em casos de incêndio.
A pressurização de escada de segurança, é uma importante ferramenta, permite a fuga dos usuários de um edifício durante o início do incêndio por uma escada livre de fumaça.
Consiste basicamente em injetar um grande volume de ar na caixa de escada, criando pressão positiva e evitando a entrada de fumaça.
No estado de São Paulo, a instalação da pressurização de escadas de incêndio é exigida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e regida pela Instrução Técnica nº 13/2004.
Ventilação e Exaustão Mecânica
Ar Condicionado Ventilação Mecânica; Exaustão Mecânica de Garagens, Banheiros, e afins.
O sistema de ventilação e exaustão mecânica faz a captação do ar externo, através de ventiladores axiais de baixa rotação e nível de ruído, a sua distribuição ao longo do ambiente num todo, por dutos, o que lhe faz capaz de proporcionar a renovação do ar condicionado direcionado. Sistema de ventilação e exaustão mecânica inclui coifa de proteção, retificador para estabilizar o fluxo na saída do ventilador, terminal para fixação dos dutos.
Temos uma equipe qualificada, justifica pela realização de diversos trabalhos em empresas dos mais diversos segmentos.
O sistema de ventilação e exaustão mecânica é apenas um, dos diversos serviços que realizamos cada cliente, cada serviço é pensado especialmente para podermos atender as suas necessidades.
E para nós, o desenvolvimento sustentável é muito importante, por isso o nosso sistema de ventilação e exaustão mecânica é feita pensando em você, e principalmente no meio ambiente que sofre agressões diariamente.
Nós acreditamos que o crescimento econômico de uma empresa está baseado na relação ética e socialmente responsável com o meio ambiente e com o publico em que a empresa se relaciona.
Somos uma empresa especializada em sistema de ventilação e exaustão mecânica há mais de duas décadas, com profissionais capacitados e treinados, para atender a sua necessidade e fazer uma sistema de ventilação e exaustão mecânica com qualidade, onde conseguiremos obter uma melhora no ar da sua empresa.
Para maiores informações sobre sistemas de ventilação e exaustão mecânica entre em contato com nosso departamento comercial e agende uma visita.
VRF – Fluxo de Refrigerante Variável
O VRF é o sistema de ar condicionado mais avançado no mundo. É fabricado por marcas japonesas que detém a tecnologia de Fluxo de Refrigerante Variável.
Existe há mais de 20 anos, com vendas anuais em torno de 1,8 milhões de TR.
O que significa VRF
– O VRF é um sistema de Expansão Direta onde o FLUXO de Gás Refrigerante é Variável.
– Consiste de um condensador dotado de compressor scroll com velocidade variável via um controlador de capacidade denominado inversor de freqüência (Inverter).
– Cada condensadora pode manejar uma quantidade máxima de evaporadoras (Dependendo do modelo e fabricante).
– Isto permite ao sistema manter um equilíbrio constante entre a demanda do sistema e a capacidade fornecida a cada unidade evaporadora.